Tá Perdido? Pergunta, sô.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Pronto! Falei.


"- Um título chulo" - sugere você, dedicado leitor. Sobretudo em se tratando de um texto. Mas, "Pronto! Escrevi" é foda, não é? Pois é, também achei.

Pois bem, sabemos que vivemos submersos numa sociedade hipócrita, cheia de não-me-toque´s e com pedigree e regras básicas de coexistência. Quando isso não acontece, temos os desentendimentos. Quando os desentendimentos tornam-se frequentes e insolucionáveis, temos as brigas para sempre. Quando essas transcendem gerações, temos conflitos étnicos e religiosos, dogmáticos e sem o menor sentido. E disso para uma guerra é 2 palito! (cena389: Machado de Assis revive milagrosamente, aprende rapidamente a acessar a internet e depara-se com este texto. Morte súbita.)

Até aí, tudo bem. Já sabemos disso, vivemos com isso e pronto. Mas, o sugestivo título me relembra um bom amigo, que atualmente mora longe daqui. Ela não dormia com aquilo engasgado, o que quer que aquilo fosse. Não! Ele vomitava tudo o que queria, e terminava com a cabalística frase: "Pronto! Falei!". To the good and to the bad, sem preocupar-se com os resultados daquilo.

Mas a verdade é que ele podia. Ele sempre fez isso. Quem estava perto dele sabia que ele tinha esses traços anti-sociais ao extremo. Mas o lado mais ser humano dele é ótimo, e por isso continuamos amigos. Não se trata de uma aceitação inexplicável de uma atitude totalmente inaceitável na maioria dos casos, mas a verdade é que muitas vezes eu repito essa frase. As vezes, é claro, em voz baixa defronte ao espelho, apenas imaginando repetí-la quando no momento necessário.

O intrigante mesmo é que após uma frase dessas, alguma coisa muda. Uma frase dessas não sai impune de forma alguma. Quem disse a frase, estava com algo engasgado, ele precisava botar para fora. E botou. A frase vem acompanhada de alívio por parte do emissor! Mas a gama é gigantesca no que diz respeito ao receptor de tão nefasta e cruel mensagem: "como você pode dizer isso para mim? Para MIM??? "

"- Quando o Neto e o Casagrande subiram o morro com um fuzil, disseram o que disseram e terminaram com o 'Pronto! Falei' só podia dar merda!" - concorda comigo o lendário Capitão Nascimento. Geralmente dá mesmo. Talvez no momento em questão, ouçamos risos. Mas gera uma pulga atrás da orelha, uma desconfiança incômoda. É algo como pensar que há 60 anos, alguém disse para outro alguém: "- Seu nariz é grande e suas cabras cagam fedido! Pronto! Falei." - e essa é a causa do conflito no Oriente Médio. Vai saber, né?

Certo mesmo é que chega uma hora que não dá mais. Você pensa um pouco, aquele pensamentozinho começa a criar vida dentro de você. Começa a te dar coceira. Não é possível controlar esse impulso. Algo tem que ser feito a respeito. É biológico! Físico! Químico! É uma prosopopéia! (tá, não é uma prosopoéia, saco! Uma hora eu acerto.) Tal qual um vômito violento, você põe para fora aquilo que te enlouquecia. Sem pausas, sem respiro, sem vírgula, sem tremas: mas o término é clichê, decorado tal qual um bordão do Zorra Total: PRONTO! FALEI.

Obs: não é com qualquer um, ok? Esteja certo que o que quer que você vá dizer, não seja direcionado a: chefes de gangues de morros cariocas, homens armados, mulheres com TPM, seu cônjuge, seu patrão, o filho do seu patrão, o vizinho do seu patrão, o papagaio do seu patrão, ah, você entendeu, né?

Obs 2: Alguém mais notou que "Zorra" é "Arroz" ao contrário? Não? Então foda-se! Pronto! Escrevi.

2 comentários:

Maia disse...

Eu já disse que vc é bom pás caraio??????
Pronto! Falei!

Leandro disse...

"Então foda-se"??

"Only kindness matters"??

Mas... mas...

Pegou DP em coerência... mas foi aprovado com louvor em redação!!

Abraço!!!