Tá Perdido? Pergunta, sô.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ensaio Sobre a Insônia


Frente ao padecer serene de mais um dia, o incontestável eventualmente parece desejar a obstrução: não há demônios suficientes no inferno que me façam dormir facilmente quando chega a noite.

É uma breve mistura de sensações e sentimentos. Começa um pouco antes do que costumam chamar de "hora de dormir". Fica sempre aquela dúvida estranha, aquele desdém malandro. Uma ode à "Raposa e as uvas" - não queria dormir mesmo.

Mas chega uma hora em que dormir é necessário, não pela noite enquanto marcador temporal, mas o temor do dia seguinte e as obrigações que sempre têm data e hora para ocorrer. Assim, quando chega o momento que transcende a birra estúpida, é hora de ir deitar.

Parece um exercício facil aos olhos de leigos no assunto, mas é a hora mais desesperadora que há na terra. Você começa a pensar nas coisas do dia, o que foi feito, o que foi deixado para o dia seguinte. Então, o dia seguinte parece entreter mais do que a possibilidade do descanso merecido. Creio ser uma questão de provisões diversas. Dormir fica parecendo coisa de gente vagabunda, a despeito da obrigação moral e cívica de repousar de 6 a 8 horas diariamente.

Dá-se a vez então à famigerada fase 2: o desenrolar do casulo. Vira o corpo para lá. Agora para cá. Talvez deste lado. Não, o outro lado. Deve ter algo bom na televisão *click*. Nada de bom na televisão *click*. É hora de mais um cigarro. Mas eu não tinha acabado de escovar os dentes? Ora, para o inferno com minha higiene bucal. Aos alvéolos, ataquem!!!

Mais uma enxaguada, o hálito fresco, e os olhos mais abertos que nunca. Parece uma manhã risonha de outono, mas é meio da noite de um dia comum no meio da semana. Amanhã o compromisso é cedo, e começa a fase do desespero moral. EU PRECISO DORMIR!!! Um dos pecados capitais, este de reconhecer uma obrigação física fracassada. Faz uma broxada parecer um piquenique. Enfim, é hora das medidas alternativas. Quem sabe um copo d´água não dá uma forcinha, né? Ou um leite quente? Ainda se eu morasse na fazenda, e o leite quente representasse uma ordenha, corte de lenha, e outras atividades físicas eu me cansaria e, com alguma sorte, lograria algumas horas de sono profundo. Mas não é o caso, e assim...

É hora da solução final e definitiva: são quase 3:00, agora é tudo ou nada. Dirijo-me ao fiel companheiro, o exclusivo e infalível sofá da sala. Mais um click, o timer ligado, e o sono vem aos poucos, quase que concomitantemente com a aurora do dia próximo. E haja paciência e força de vontade para acordar: foi tão, mas tão difícil dormir... alguém mais acha que me acordar é quase crime doloso? Meu despertador com certeza não. E minhas obrigações diárias também concordam. *suspiro*

É hora de mais um dia. A parte intrigante é que eu durmo com a maior facilidade, cerca de uma hora com pequenos intervalos para acionar o "sleep" do despertador nessa primeira hora da manhã. É revoltante. Talvez eu devesse tentar colocar o despertador para dormir, e não o contrário. Minha vida são só contradiçoes. Que puxa!

Eu por mim não dormia nunca. Acho mesmo uma perda de tempo. Mesmo no fim de semana, não sou daqueles que dormem 14 horas num dia. Fico feliz ao extremo quando dou conta de dormir mais de 9 horas ininterruptas. Mas tudo bem. Acredito que cada pessoa nasce com alguma dádiva, e a minha eu devo ter pedido em espécie. Também não veio tudo o que eu pedi ainda, mas vamos chegar lá.

E agora com licença, porque é carnaval e está chegando a fatídica hora da fase 2. Bons sonhos!

4 comentários:

Unknown disse...

Rapaz, vc é um artista.
Deixa de lado a contabilidade, e vai pra literatura !!!!!!

Leandro disse...

Bela descrição de um fato detestável!!

Aproveite a fase dois para escrever todos os dias!!! Ou o blog vai bombar ou vai surgir um livro que vai render uma grana (olha aí a sua dádiva... hein, hein??)

Yellow disse...

Oras, vocês é que são ótimos!


"Dinheiro, eu gosto de dinheiro!!! " - Sr. Sirigueijo

Unknown disse...

Querido,
Pior é aquele dia em que você ingenuamente adormece antes das 00h pensando numa bela noite de sono, mas eis que, num presente da mãe natureza sua bexiga começa a te pressionar e vc acaba acordando as 3h pra fazer um pipi.... Mas eita pipi dos infernos que te faz permanecer acordado até 50 minutinhos antes da hora que o despertador vai tocar.... E daí vem todo o dificultoso processo do dorme, toca o despertador, aperta o sleep, dorme, toca o despertador, aperta o sleep....