Tá Perdido? Pergunta, sô.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Solidão é Lava


A evolução nos manda viver em matilhas.

As matilhas são unidades coletivas que definem cargos e funções e determinam a sobrevivência ou não de um grupo alocado de seres vivos. A gente não somos dog não, mas vivemos de acordo.

Pense no seu seleto e formidável grupo de "pessoas ao meu redor". Verifique sistematicamente se não é possível determinar quem é o líder da matilha, quem é o caçador, quem é o aventureiro, quem é o reprodutor, e quem é a raposa. A vida é tão simples que dá até raiva. Vivemos coletivamente, andamos acompanhados, casamos, reunimos a família nos domingos, nos sentamos para almoçar. Somos uma bela matilha!

Contudo, algumas pessoas teimam em renegar as artemanhas darwinistas a despeito das recompensas skinerianas embutidas nos relacionamentos. Me deixa em paz! Hoje eu quero ficar sozinho. Eu sempre quero ficar sozinho. Mas, a solidão é lava. Destrói você antes de você notar. Põe fogo nos seus pés enquanto você dorme, desmaiado pelas toxinas liberadas direto do centro da terra, especialmente para você! É lava que cobre tudo.

A parte instigante do "me-deixe-só!" é que as pessoas que geralmente querem ficar sozinhos, expressam esse sentimento a torto e a direita. O que, para você caro leitor Holmes, é claramente uma prosopopéia (sei que é qualquer outra coisa que não isso, but I own the text!!!). Se o amante solitário quer tanto ficar só, mas expressa isso a todos os ventos, quer dizer que ele está sempre acompanhado, clamando pela solidão salvadora.

A gente não gosta de ficar sozinho. A gente se ocupa com quatrocentos quilos de parafernálias eletro-eletrônicas para não ter que pensar que a solidão é causa, e não consequência de desilusões inconstantes. A não-interação social é o coma. (anotem isso para frases do dia!). Você não recebe nenhuma recompensa, quer positiva ou negativa por ato nenhum. Convenhamos, o playstation não te dá uma bronca de quebrar os dentes.

Mas o problema é, novamente, semântico. A diferença entre ser sozinho, e estar sozinho. Merda acontece. Quando merda acontence, há quem prefira o psicanalista, há quem procure um quarto trancafiado. Um momento. Coisas boas acontecem! E pessoas costumam compartilhar mais alegrias do que as merdas (a vida poderia ser muito, muito mais fedida). E você, brilhante leitor, já deduziu, que para pessoas sozinhas, aparentemente, não há alegrias a compartilhar. Por isso a solidão é A coisa!!! Mas não vamos querer entrar (olha que coisa feia.. 3 verbos em seguida... :( ) nessas questões de ovo-galinha.

A matilha nos consome e nos salva. A solidão não consome e não mata, mas a vida na selva não tem sentido, se for apenas uma vida na selva. Qual o sentido da selva, então? *
* Estamos todos fartos de perguntar o sentido da vida, não estamos? ;)