Tá Perdido? Pergunta, sô.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobre Palhaços e Pugilistas


Sim, todos aguardam emocionantemente que eu comente como é a vida sozinha na minha própria casa. Mas para quebrar os protocolos clichés, vamos falar de política. É, "everybody else is doing it, so why can't we?".

Mais especificamente, vamos falar da propaganda eleitoral gratuita. Me recordo de tempos atrás, quando era uma simples criancinha que acriançava, e detestava o horário político. Não sei se os caras entenderam que aquilo é chato e resolveram assumir a palhaçada que é a política no Brasil, ou se fui eu que agora entendo o que eles falam e acho hilário. Mas agora eu não desligo a TV. Eu assisto realmente querendo saber das propostas dos candidatos para escolher em quem votar. E votar é cada vez mais difícil.

Uma das coisas que mais faço atualmente é olhar nos olhos dos caras que estão lá falando. Se os olhos ficam se mexendo buscando desesperadamente o texto automático e pronto do tele-prompter, já não voto. Isso é coisa de amadores! A Dilma lê! O Serra não. A Marina também não. Mas frescuras a parte, sério que acho importante que o que quer que os caras falem, eles falem mesmo, ainda que seja decorado. Porque, convenhamos. Eles não estão dando notícias alheias a seus conhecimentos. Eles estão apenas compartilhando com os eleitores propostas ou xingamentos os quais eles acreditam ser relevantes para que pesemos e votemos corretamente. Então, se te pedissem para mandar uma mensagem para todos os brasileiros, falando bem de você, você mandaria seu assessor escrever o texto? Ou diria algo que lhe viesse à cuca?

Mas esses são os gigantes. Pior ainda são os malditos candidatos a deputados. O Tiririca é muito engraçado. Eu ri. Mas votar nele é uma loucura sem tamanho. Votar no Maguila também. Votar no Maguila depois de ele bater num saco de pancada vestido de Tiririca, alertando à população que "política não é palhaçada" é, na melhor das hipóteses, palhaçada. (A favor de ambos, eles não lêem o tele prompter!). E vejam, os deputados tem cerca de 15 segundos para pedir os votos à população. Será possível que não são capazes de decorar um texto? Tem gente que até para ler o nome e número a porcaria do tp. O Maluf não lê, porque é um cara-de-pau que engana todo mundo há anos. Eis o macaco velho.

E hoje em dia tem tanto micro-partido que nem dá pra entender as alianças. E, senhor TRE, sei que a democracia é linda, mas acho que exigir algum grau de instrução dos candidatos seria bacana. Superior Completo, segundo grau, pelo menos alfabetizado seria bem legal. Assim não precisaríamos nos deparar com palhaços, pugilistas, mulheres frutas, as outras que pedem pra gente votar "com prazer", imitadores(as) do Eneas (que descanse em paz). Política é coisa séria, rapaziada. Nós, leitores desse blog, temos que mudar o Brasil. E o primeiro passo é acreditar que podemos melhorá-lo ao exercer nossos direitos de cidadãos com cidadania. É entender que algumas idéias do Plinio podem soar absurdas, mas são coerentes. É conseguir separar a graça da desgraça, e panfletar ao mundo que votar porque é engraçado acaba fodendo tudo. Enéas teve 6% dos votos quando se candidatou à presidência. Tens noção do absurdo descabido disso? 90% dos que votaram nele, nem sequer sabiam do que se tratava as propostas. Mas ele tinha aquela barba demodê, aquele óculos garrafal e hey: o nome dele era E--AS! Punto i Basta!

É isso turminha. Votem bonito! Vamos consertar o Brasil (step one), pra depois salvar o mundo. Meu sobrinho que pediu. E ele tem 3 aninhos. Buteco de Segunda. A gente faz política por aqui.

3 comentários:

Leandro disse...

Muito bem Élou! Disse todas as coisas que eu diria se tivesse toda sua eloquência e consciência política !

Aproveitando, informo que estarei concorrendo para vereador nas próximas eleições, aceito sugestões de slogan, jingles e etc.

Ana disse...

Nito eu voto nocê!

Yellow disse...

Vota no Mani, Nita! Eu nao entro nessas coisas nao...rs