Tá Perdido? Pergunta, sô.

quinta-feira, 26 de março de 2009

A Insustentável Beleza de Crer


Eu não gosto do conceito de formação de opinião, quase tanto como não gosto dos formadores de opinião.

Acredito fortemente no cérebro como instrumento capaz e suficiente de discernir entre o certo e o errado; o bonito e o feio; o alto e o baixo e etc. Contudo, aparentemente, a maioria das pessoas tem a necessidade visceral de obter opiniões pré-fabricadas e repetitivas, vindas de pessoas que são expostas na mídia como "a escolha certa".

Tenho para mim que as pessoas nascem idiotas e vão desenvolvendo-se conforme absorvem ensinamentos de todas as vertentes, até serem capazes de formar opiniões sólidas que as permitam sobreviver em sociedade. A cada minuto, fazemos uma escolha. Algumas tem uma importância maior, outras tem menor valia. A questão é que a somatória de todas as escolhas que fazemos diariamente é o que costumo chamar de "vida". E essa vida depende muito de nós mesmos.

Voltando ao âmago da questão, como podemos então permitir e apropriar opiniões de terceiros em nossas escolhas? É a nossa vida em jogo, ora bolas. Assuma portanto os riscos de viver sob seus próprios conceitos, suas próprias escolhas. O fato de alguém ter estudado mais do que você, não o qualifica a ter as respostas que você precisa para sobreviver com dignidade e harmonia. E, gostaria de frisar, que a vida em harmonia é o único método possível de viver com qualidade. Bens materiais e outras bobagens são apenas bobagens (quem escreveu isto?).

Assim como William Wallace, milhares de pessoas andam clamando pelo bem maior que existe: LIBERDAAAAADE!!!! (a versão traduzida desta exclamação é um clássico!!). E, anote mais um ótimo clichê para suas mensagens no MSN: a liberdade começa dentro de nós! Nunca permita que outros idiotas imponham idiotices que você sozinho poderia decidir ou discordar. Reflita sobre as coisas, junte as informações de forma imparcial e faça seu próprio julgamento. Estou te dando a chance de exercer uma das profissões mais respeitadas que existe: seja seu próprio juiz.

Não alimente preconceitos estúpidos só porque todos estão aderindo a ele. Não acredite numa verdade incontestável, apenas porque não é socialmente aceitável que você conteste. Não comece a fumar porque pode aumentar suas chances de se infiltrar em determinado grupo, porque os malandros de hoje são os mal-sucedidos de amanhã. Confie no que você acredita, e não tente convencer outros, apenas respeite que pessoas eventualmente discordam, mas não é por maldade. Não fique pregando suas idéias como se fosse a coisa certa a fazer / pensar, porque você não vai querer tomar esta responsabilidade para si. Cale a porra da sua boca quando não tiver mais o que falar (era o que eu deveria fazer agora, por exemplo...). O silêncio é, na maioria dos casos, a melhor das respostas.

Dr. House (é, aquele...) disse uma vez que não podemos morrer com dignidade, apenas viver com ela. Uma vida digna, na minha opinião, consiste em passar por este mundo, torná-lo melhor de alguma maneira, sobreviver ao caos da humanidade, juntar uma grana, conhecer a maior gama de culturas dos diversos lugares do planeta, ler todos os clássicos, odiar cada segunda-feira como se fosse a última, guardar seus segredos, reservar uma parte de você para o caixão.

Tudo o que sobra de você, no fim das contas, é comida de verme. Portanto, mexa-se e vá se divertir enquanto ainda há tempo. Solte as amarras que te prendem, "seja você mesmo, é tudo o que você pode fazer" (essa frase não é minha). Para o bem e para o mal, quando você mostra a sua essência, você tem que acreditar numa coisa: quem estiver ao seu lado está lá de verdade . E quem não está também. No duro mesmo.

4 comentários:

Leandro disse...

Ok. Vou desculpar o roubo da idéia do título, porque o texto ficou bom pra caralho, como de costume. Deu até vergonha de postar logo após... mas passou rápido!!!

Abraaaaço

Yellow disse...

"Fala mais" (Moreira, Leandro Mani)

Carvalho disse...

Olá "Yellow"!

Eu sou o editor de uma editora que edita publicações muito interessantes sobre a vida e como nossa participação nela pode ser infinitamente proveitosa. As pessoas negativistas e sem carisma têm o péssimo costume de classificar nossos livros pejorativamente de "auto-ajuda" (como se isso fosse possível, rs).
O fato é: li seu último texto e vi uma oportunidade. Gostaria de convidá-lo para um café comigo para conversarmos sobre uma edição de um livro. Ele poderia se chamar "Pare Esse Maldito Trem Que Eu Quero Descer Agora E Não Tenho Certeza Se Quero Ir Pro Mesmo Lugar Que Esse Meio De Transporte Público Que Não Considera Minhas Opiniões Próprias Está Levando Esse Monte De Gente. - Dicas Sobre Como Não Participar Ativamente Da Destruição Do Mundo E Ainda Dar Umas Boas Risadas Com A Situação Alheia." Ou, claro, você pode escolher um outro nome... Vamos conversar! Meu telefone: 2955-9344 Procure o Sr. Carvalho.

Yellow disse...

Prezado Sr. Carvalho,

Liguei para o numero indicado, e atendeu uma Sra Suieku perguntando se queria marcar uma massagem.. acredita?

Baseado nisso, devo suspeitar que trata-se de um trote de sua pessoa! Mano, se eu descobrir quem é vc, ce tá na merda, céito?

Mas como sou uma pessoa dotada de muito bom humor e maturidade, vou encarar dessa maneira a atividade jocosa a qual você dedicou seu precioso tempo e dizer:

"mimimimimimimimimimi" vá pra puta que o pariu.

:)