Tá Perdido? Pergunta, sô.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Posso não concordar com nenhuma de tuas palavras...


Recentemente foi aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo, a Lei Antifumo, lei esta que proíbe o fumo em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados.

Sabe, no Brasil morrem 80 mil pessoas por ano devido ao cigarro. Na China, um milhão (eles querem ganhar em tudo né, não tem jeito). O SUS gasta 300 milhões de reais ao ano no tratamento de fumantes. Hum, tá legal. A idéia da lei deve ser fazer com que parte dos fumantes abandone o hábito, economizando parte desta grana. Mas então, eu realmente gosto de dados estatísticos. Vamos a outros.

Três pessoas morrem por minuto no mundo, devido a acidentes de trabalho. Dois milhões e duzentas mil, por ano. Acidentes relacionados ao trabalho sem morte, no Brasil em 2005: 400mil. É, amputações (mais sérias que aquelas que te impedem de fazer Hang Loose), invalidez, etc. O país gasta R$ 42 bilhões (é, isso mesmo) com acidentes de trabalho ao ano. 1,8% do PIB. E isso é bastante, sabia? Para ter idéia, a verba total prevista para a Ciência e Tecnologia no Orçamento Federal para 2009 é de R$ 8,8 bilhões.

Daí você, previsível leitor, espera que eu diga então: “melhor seria votar uma lei para impedir as pessoas de trabalharem em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados.” É, seria. Mas propor isso seria óbvio e meio batido, então vou por outro caminho. Siga-me.

Ah, a lei foi assinada pelo Governador José Serra. Este aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=_z97MhLvWsI

Reparou no embasamento científico da declaração? “Uma providência elementar é não ficar perto de porquinho algum”. “Porquinho”, seu Governador? “PORQUINHO?”. Ah, faça-me um favor...

Mas a minha questão é: quantas pessoas deixarão de fumar por causa da proibição de fumar em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados? Quantas, Seu Porquinho? (lembrei agora que ele é palmeirense... vai ver que foi por isso que ele usou este termo, pra ficar mais meigo). O cidadão que fuma há quarenta anos, escuta todo dia sobre todos os milhões de malefícios do cigarro, tem os dentes amarelos e não consegue subir uma escada, e não parou de fumar, vai me parar porque não pode fumar no buteco da esquina? É mais fácil o cara comprar a cerveja e beber em casa do que deixar de fumar. Conheço gente que já abandonou casamento pra não abandonar o cigarro. (mentira, não conheço, mas sei que existe).

Ah, mas o cigarro incomoda os não fumantes, em ambientes coletivos, públicos ou privados. Concordo que não é agradável comer uma pizza com nego fumando um Derby vermelho ao seu lado. E também acho que crianças não precisam ser expostas ao cigarro quando querem ir ao shopping comer um Mc Lanche Feliz ou qualquer outra porcaria. (quando será que o governo gasta por ano com problemas causados por má-alimentação, obesidade, etc?). Mas é por isso que existem (por pouco tempo, ao que parece) as caralhas das Áreas de Fumante. Geralmente cantinhos marginais escondidos perto do balcão dos garçons, ou na garagem dos shoppings.

Há um tempo, muitos assaltantes estavam usando motocicletas para praticar seus delitos. O que foi feito? Um projeto de lei que visava proibir aos motociclistas andarem com pessoas na garupa. Caralho, como se o que levasse o cara a assaltar fosse sentar na garupa da motoca!!! Porra!!! Esse é o problema, leis que combatem febres, medidas paliativas e a falta de consideração aos reais problemas de nossa sociedade, aqueles bem lá embaixo. A lei evitou que roubassem o Rolex do Luciano Huck no semáforo, evitou? Hein, Seu Porquinho?

Mas o que me deixa puto, é o fato de sempre acharem mais fácil violar/limitar/estuprar um direito individual do que combater os problemas de forma extensiva. Teve gente que veio que falar que gostou desta lei, porque odiava ir pra balada e voltar com o cabelinho cheirando a cigarro. É, em baladas, casas noturnas, boates, ou como queiram chamar estes locais, VAI existir cigarro. Um montão. Faz parte. Se não quiser conviver com isso, vá pra uma casa de chá, vá ao Planetário, vá PRA PUTA QUE O PARIU, mas não vá pra um lugar onde sabe que 65% dos freqüentadores estarão fumando, para depois ficar reclamando de cheiro de cigarro. Que merda. Daqui a pouco nego vai assinar projeto de lei proibindo palavrões em estádios.

Não, não estou defendendo o cigarro. Não, eu não fumo. Parei há quatro anos. Fumo unzico de vez em quando, quando quero, e a questão é: não aceito que tentem me proibir de fazê-lo em uma mesa de bar.

Ou em qualquer outro local de uso coletivo, público ou privado.


PS: opiniões contrárias às expostas acima serão sumariamente apagadas. Isso aqui não é um espaço democrático, muito menos fórum de discussão. É, estou aprendendo com nossos governantes, não torra.

4 comentários:

John Locke disse...

Don't tell me what I can't do!

Tiffany disse...

Discordo completamente do texto. Tipo assim, fumar é super-mega-extra demodê. Tipo assim, meu! Meu cabelo não é cinzeiro, sabe? Passo horas fazendo chapinha e para que? Para QUE? Não, tem que proibir mesmo. Porquinhos!!!

Ah, tipo, meu.. super beijos! ^^

Leandro disse...

HAHAHAHAHHAA... você é ótima!!! (pra quem não sabe, esta é a moça da foto acima).

Yellow disse...

Boa saída. Chama ela lá casa!!! :p