Tá Perdido? Pergunta, sô.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Copa 2010: Capítulo Final


Olá queridos amigos leitores eventuais e eternos. Colaboradores, amigos e nação boleira desse nosso querido Brasil. Queiram desculpar a demora pelo capítulo final, mas acabei indo viajar, e depois fiquei doente (porque, é como dizem por aí: pobre quando come frango, um dos dois está doente). Enfim, gostaria de agradecer mesmo, de verdade, a participação dos amigos, das pessoas que eu nunca vi mas que acompanharam o blog graças aos tweets da Carol e do Morris. Com sua ajuda, tivemos uma média impressionante de quase 50 visitas diárias desde o início da Copa. Obrigado!

A Copa acabou. E acabou com estilo. Com glamour. Com teste pra cardíacos, preparados pelos professores que projetam as provas do ITA. Tudo começou no sábado, na decisão de terceiro lugar. Esse é sempre um dos melhores jogos da competição! Porque ele não vale nada, mas ainda, vale a última gota de suor para atingir os objetivos que todos querem: vencer seu último jogo numa Copa. Alemanha e Uruguai entraram em campo dispostos a tudo para sair com a vitória. O jogo era aberto, clássico no estilo alemão, e guerreiro, no estilo uruguaio. Nenhum jogo termina 3 x 2 assim, do nada. Muita culpa do goleiro Muslera, mas méritos de Müller que marcou seu quinto gol e se juntou aos artilheiros da Copa. Forlán tambpem atingiu essa marca. E quaaaaase marcou o sexto na última bola do jogo, que poderia levar o jogo pra prorrogação. Mas a bola bateu na trave. Final, Alemanha 3 x 2 Uruguai. E cheiro de dever cumprido.

Todos os olhos estavam atentos então á grande final. Teríamos um novo campeão, com certeza! É a primeira final, desde 1958, jogada entre duas seleções que nunca haviam-se sagrados campeãs. A Espanha nunca havia chegado tão longe. A Holanda já havia chegado em 2, mas nunca havia vencido. Eu estava na praia, curtindo os lances com uma galera boa, dividida entre as duas seleções. O jogo era marcado por muita violência por parte da Holanda, e do toque de bola habitual que fez a Espanha chegar antes da Copa como uma das favoritas. Robben tece a chance para decidir, mas faltou aquilo que eu costumo chamar de "Batistuta Way". Chegou na cara do gol? Chuta no ângulo que não tem erro. No caso dele, Casillas pegou. O jogo terminava em 0 x 0. Meu coração batia a 274 BPM! Pensei que iria enfartar a qualquer momento. Eu torcia sinceramente pela Holanada, e não é de hoje. Pelo Gullit, por Van Basten, por Rijkaard, Por Cruyf que eu não vi jogar, mas meu pai adorava. Pelos irmãos De Boer. Pelos irmãos Koeman. Por Van Der Sar. Na prorrogação, expulsaram Mathijsen. Não achei justo! Antes podia voadora. Na hora de expulsar, foi por um puxãozinho de camisa? Oh, seu juiz! Mas tudo acabou antes mesmo do fim. Quase no fim, pra falar a verdade. Aos doze-minutos-do-segundo-tempo-da-prorrogação. Bola enfiada com perfeição para Iniesta - um dos melhores jogadores da Copa. E finalmente a Espanha chutou pro gol, ao invés de tocar de lado. E a bola escapou de Stekelenburg e estufou a rede.

E gritaram na sala! Rojões foram soltados por todos os cantos. Gritaram em Madri, choraram na praça do museu Van Gogh em Amsterdam. Era o fim. Nada foi feito depois. Sneijder não salvou. Robben não se perdoou. Venceu a Espanha, que jogou tocando de lado e pra frente. Tocando, tocando, tocando, e vencendo na prorrogação, um jogo de heróis. Um jogo sério, mas bonito. Rápido e eficiente, mas cauteloso. Guerreiro, mas comedido. Finalmente, após todos esses anos de promessas, La Furia levou a caneca pra casa! Favorita, de ponta a ponta. Jogando bonito, do início ao fim. Jogando com garra, quando era garra que precisava. Espanha é o nome em 2010! Cheers! E que venha a próxima Copa! A próxima é nossa, é aqui! No estádio do Corinthians! Que venham os gringos! Apaguem-se os rojões, adormeçam-se os gritos e o frenesi. Chega de Copa por ora, vamos voltar à vida que é vivida fora das quatro linhas. Novamente, obrigado por sua companhia. Em 2014, espero poder dar relatos ao vivo! Até lá, constinuem com nossa programação normal. Buteco de Segunda. Buteco, sabe? De Segunda.

3 comentários:

Leandro disse...

Buteeeeco, a gente se vê por aqui.

Agora deixa eu arrumar meu time do Cartola, que a vida recomeça.

Ana disse...

Quem jogou bonito foi você, Élou! [rasgação-de-seda mode:on]. Linda cobertura! Quero mais! e todo dia "quenem" na copa!!!!!! [uoooooou...ahhaha]

Parabéns pelo buteco... esse, de segunda!

Yellow disse...

Estava lendo um texto antigo, e acabei de achar a prova de que eu já vinha frisando os resultados ha um bom tempo:

http://butecodesegunda.blogspot.com/2010/05/of-wolfe-and-men.html

é, essa vida, viu?